23/11/2006
Fórum Municipal de Educação em Itapemirim-ES

imagem

Vamos dar um grande salto no futuro da Educação de nosso Município.

EDUCADORES E SOCIEDADE ORGANIZADA DISCUTEM EDUCAÇÃO.

Profissionais da educação e representantes da sociedade civil organizada, ligados ao setor estiveram reunidos nos dias 17 e 18 de novembro de 2006 no Ginásio de Esportes Waldir Alves no Município de Itapemirim, onde aconteceu o Fórum Municipal de Educação "Planejar para educar".

O Fórum marca o início das primeiras atividades para a elaboração do PME. O objetivo principal da elaboração do PME é elevar o nível da qualidade do ensino público proporcionando-o de forma justa e democrática a toda a sociedade, através da discussão de diretrizes para educação e oportunizando a participação de todos os segmentos na construção de metas para os próximos dez anos, pois é necessária uma discussão aberta e não fragmentada para que haja qualidade e certeza nas ações que serão implementadas.

O Fórum Municipal de Educação registrou a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre representantes da sociedade civil organizada, dos poderes executivo e legislativo, profissionais da educação da rede municipal e estadual do município de Itapemirim, representantes das secretarias de educação de municípios vizinhos e demais cidadãos do município.

O tema "Planejar para educar" retratou a interação que deve existir entre esses diversos setores da sociedade, na definição das prioridades e ações que nortearão o rumo da educação de Itapemirim. "O objetivo da realização do Fórum Municipal de Educação, com participação efetiva dos educadores e membros da sociedade local, foi apresentar o diagnóstico sócio-econômico e educacional do município, bem como, a de traçar diretrizes, objetivos e metas para elaboração do Plano Municipal de Educação", afirmou a Secretária Municipal de Educação e presidente da Comissão Técnica para Estudos e Elaboração do PME, Simone Beiriz.

Na noite de sexta-feira (17) foi realizada a abertura oficial do evento com apresentação cultural e palestra "Seja o professor que você gostaria de ter", ministrada pelo Professor José Carlos Serrano Freire. No sábado (18), foi apresentado o "Diagnóstico Sócio-econômico e Educacional do Município de Itapemirim" e, em seguida a palestra que debateu o tema "Plano Municipal de Educação Inovando o Planejamento da Educação Municipal", com o professor Luiz Araújo. Logo após, o Fórum foi encerrado com a palestra "Nova ordem de disciplina, velhos conceitos de limite", também ministrada pelo Professor José Carlos.

Segundo a secretária de Educação, os integrantes da Comissão Técnica estarão se reunindo semanalmente, em conjunto com representantes da população, para formular o Plano Municipal de Educação. "No final do mês de fevereiro de 2007, estaremos realizando outro Fórum, para então apresentar a composição final do Plano Municipal de Educação, que irá possibilitar a formação de cidadãos competentes, solidários e atuantes na sociedade", concluiu.
Fotos do Fórum